terça-feira, 14 de novembro de 2017

A importância do Padrinho e Madrinha de Batismo


Ser madrinha ou padrinho de batismo de uma criança é mais que alegria, é
uma honra!  Com toda essa alegria,  vem também os compromissos.

Você sabe o que é  o "Batismo"?  Veja o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica:

1214. Chama-se Baptismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar (baptizeis, em grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele (6) como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).

Se você  vai convidar alguém ou foi convidado a ser padrinho de batismo de alguém, vale a pena ler o que nos diz o Código de Direito Canônico:


Cân. 874 – Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:

1º seja designado pelo próprio batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

2º tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo bispo diocesano ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;

3º seja católico, confirmado (seja crismado), já tenha recebido o sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;

4º não se encontre atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

5º não seja pai nem mãe do batizando;

6º quem é batizado e pertence a uma comunidade eclesial não-católica só seja admitido junto com o padrinho católico, e apenas como testemunha do batismo.


Algumas pessoas acham que a Igreja faz exigências demais... mas na verdade elas precisam conhecer mais a Fé que professam. Quanto mais conhecemos e estudamos os fundamentos da Santa igreja Católica, percebemos o quanto ela é sábia e prudente.
Sejamos nós também prudentes e façamos boas escolhas para o bem de todos os envolvidos!  Que tal fazer o convite com cartões personalizados?  Só falta você imprimir e preencher com os nomes dos padrinhos!